Olá, Equipe Técnica,

Que bom encontrá-las novamente no Espaço Digital de Formação da Roda Educativa, que é parte do nosso percurso formativo em gestão educacional do Trilhos da Alfabetização. Sejam bem-vindas!

Para darmos continuidade ao percurso formativo, vamos aprofundar um pouco mais sobre o planejamento educacional.

No encontro presencial do Ciclo 1 vocês tiveram a oportunidade de se debruçar sobre a pauta do encontro que seria realizado com os diretores, em especial para o momento da discussão sobre a Ação institucional, proposta que será foco de nossas discussões na frente de gestão escolar este ano.

A partir de uma pauta “lacunada” – pauta que não contempla todos os objetivos e propostas que serão desenvolvidas em um encontro formativo – pudemos levantar possíveis encaminhamentos para a discussão, bem como antecipar desafios para os diretoras e diretores em relação à proposta e como esta equipe poderia apoiá-los no planejamento e realização desta ação.

Entre um dos encaminhamentos levantados está a realização de uma reunião com os diretores, no período intervalar, para apoiá-los no planejamento da ação. Essa inclusive é a atividade prática da frente de gestão educacional neste ciclo e sobre a qual falaremos mais adiante.

Tivemos também a oportunidade, durante o encontro, de refletir sobre o papel da colaboração em diferentes níveis e entre diferentes atores, para além da colaboração da equipe técnica com os diretores – colaboração dentro da escola, entre escolas, da SME às escolas, entre secretarias, entre municípios, e também entre os entes federados e como a colaboração pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes não só das escolas, mas da rede e também de todo um território.

 

  Como discutimos no encontro, ESTAMOS JUNTOS porque a colaboração:


  • é um pilar de uma metodologia formativa que rompe com o individualismo, com a territorialização desenvolvidos pela cultura profissional.
  •  é um processo que pode ajudar a entender a complexidade do trabalho educativo e dar melhores respostas às situações problemáticas da prática.
  •  é uma prática social e, como a educativa, precisa de processos de comunicação entre colegas. Explicar o que acontece, o que se faz, o que não funciona e o que teve sucesso etc; partilhar as alegrias e as tristezas que surgem no difícil processo de ensinar e aprender (IMBERNÓN, 2009, p. 58).
  • a formação coletiva supõe uma atitude constante de diálogo, debate, consenso não imposto, indagação colaborativa para o desenvolvimento da organização das pessoas e da comunidade que as envolve.

Desta forma:

Somos um grupo colaborativo no território!


Convido vocês a avançar nesta discussão sobre a colaboração como um dos pilares de uma metodologia formativa, a partir da leitura de um capítulo do livro 
Formação docente do professorado, novas tendênciasde Francisco Imbernón, intitulado A formação permanente do professorado deve desenvolver a colaboração. Ao ler o texto, reflita sobre as seguintes questões:


Como a colaboração pode favorecer a formação dos docentes?

Quais pontos desta discussão do texto levaria para uma reunião de sua equipe com a intenção de avançar nos processos formativos de sua rede?

 Poste sua reflexão no Mural. Aproveite para ler as postagens de seus colegas, ampliando essa reflexão sobre a colaboração e a formação.