Para saber mais Didática de Alfa
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA
O curso tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre o papel das crianças e do professor no processo de alfabetização inicial, ou seja, nas situações de leitura e escrita, visando não só uma maior compreensão desse processo como a ampliação da capacidade de intervenção dos professores para favorecer as aprendizagens.
O percurso formativo está organizado em três módulos. Começa com uma retomada do que chamamos de novos e velhos desafios da alfabetização, em que incluímos uma pequena discussão sobre ensino remoto, que é o mais novo dos desafios da alfabetização. No segundo módulo o foco está na situação didática da leitura pelo aluno; e no terceiro, na escrita pelo aluno.
Em todas essas discussões estarão presentes as questões relacionadas ao objeto de ensino da alfabetização inicial, às intervenções do professor, ao papel do aluno e à interação entre pares.
Além dos encontros síncronos, os participantes contam com diversos recursos para organizar seus estudos e a sua interação com a equipe mediadora e colegas de turma. São propostas atividades para análise e reflexão de situações práticas; há espaço para compartilhamento dos registros reflexivos sobre as práticas, com base nos quais a equipe elabora devolutivas; além de indicações de materiais e referências para complementar as discussões e o conteúdo trabalhado. O participante também conta com canais abertos para esclarecimento de dúvidas e para troca de ideias e dicas entre o grupo.
Objetivos específicos:
• compreender que para as crianças avançarem na aprendizagem do sistema de escrita alfabético precisam de oportunidades para colocar em jogo seus conhecimentos em situações reais de uso da língua escrita;
• reconhecer que é papel do professor garantir as condições didáticas para que as crianças coloquem em jogo seus conhecimentos e faça intervenções para que avancem;
• reconhecer que a aprendizagem pressupõe um processo reflexivo, ativo e interativo das crianças (e entre elas) para se apropriarem da língua escrita.
A interação entre os participantes é estimulada nos encontros síncronos e nos assíncronos, por meio das recursos do ambiente virtual.
Todo o material será organizado em formato digital e publicado na plataforma Comunidade Educativa CEDAC Virtual (via Moodle).Formadora: Priscila de Giovani
Mestra em Educação/Currículo pela PUC/SP (2013), mestranda pela Universidad Nacional de La Plata em Educação (Maestría en Escritura y Alfabetización), pedagoga. Consultora de programas de formação de professores, gestores educacionais e escolares. Autora de material didático e cursos presenciais e à distância com temas relacionados a gestão e alfabetização.
Coordenadora: Fátima Fonseca
Uma das coordenadoras da área de Língua Portuguesa na CE CEDAC. É pedagoga e Mestre em Educação pela PUC/SP. Trabalhou como professora e orientadora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em redes públicas de ensino e coordenou a elaboração de documentos curriculares. Também tem experiência em projetos de formação profissional, empreendedorismo e cooperativismo em ONGs do ABC paulista e foi Conselheira Tutelar no município de São Caetano do Sul/SP.
Módulo 1: Novos e velhos desafios da alfabetização.
Vamos falar sobre alfabetização no ensino remoto; objeto de ensino e de aprendizagem e papel do estudante.
Objetivos:
- reconhecer que as propostas de atividades de leitura e escrita, se relacionadas às práticas comunicativas de uso real da língua, colocam maiores desafios para as crianças produzirem seus textos e colocarem em jogo seus conhecimentos;
- identificar aspectos considerados na organização do ensino remoto para que a atividade se realize e garanta a aprendizagem dos alunos em relação à alfabetização.
Módulo 2: Leitura pelo estudante: processos e aprendizagens.
Vamos falar sobre condições didáticas; estratégias de leitura e subtipos de leitura.
Objetivos:
- compreender que para aprender a ler as crianças colocam em jogo, além da decifração, estratégias de antecipação, inferência, seleção e verificação;
- conhecer propostas de leitura com diferentes desafios para ajustar às possibilidades de avanços de cada criança;
- reconhecer as condições necessárias a serem garantidas para que as atividades sejam boas situações de aprendizagem.
Módulo 3 - Escrita pelo estudante processos e aprendizagens.
Vamos falar sobre intervenção docente, interação entre pares e características de uma boa situação de aprendizagem.
Objetivos:
- compreender que o processo de alfabetização envolve um conhecimento conceitual sobre o funcionamento da escrita (o que a escrita representa e como) e não só de estabelecimento da relação direta entre som e grafia;
- reconhecer a importância das intervenções docentes ajustadas aos desafios para as crianças avançarem em seus conhecimentos sobre o sistema de escrita;
- compreender os aspectos envolvidos em uma boa situação de aprendizagem e considerá-los em planejamentos futuros.
O curso é totalmente online e oferecido pela CEDAC Virtual via plataforma Moodle.
É necessário que o participante tenha acesso a um computador ou um dispositivo móvel como celular ou tablet, além de acesso à internet.
O participante poderá fazer download de materiais ao longo do curso, portanto é interessante prever esse armazenamento.
Ao final do curso as participações nos encontros virtuais e nas atividades assíncronas serão contabilizadas e os certificados serão enviados com as horas de participação efetivas.
Carga horária
30h - 3 meses
Público:
Professores e coordenadores pedagógicos.
Novas turmas
Inscreva-se abaixo e receba informações sobre a formação de novas turmas abertas.