ARTES E INFÂNCIAS: PERCURSOS INVESTIGATIVOS

Subtitle text here
Garoto investigando materias com uma lupa

“Que a arte deve estar presente nos currículos escolares é dado, e ninguém discorda. O ‘como’, no entanto, está sujeito a diferentes interpretações.” (Valéria Pimentel, 2001).



O percurso Artes e Infâncias se propõe a apoiar a ressignificação do trabalho pedagógico na Educação Infantil por meio de estratégias formativas que qualifiquem as práticas das (os) educadoras (es) e suas próprias experiências estéticas.

O percurso se utilizará de recursos e propostas diversas, que incluem a apreciação de imagens, as oficinas de artes e o planejamento de atividades plásticas com intencionalidades claras, de forma a instigar a curiosidade das crianças. A proposta é convidá-las para interagir com diferentes materiais, com o ambiente e com seus pares. As propostas estarão sempre atreladas à escuta e ao registro das narrativas infantis. Este percurso ajudará as (os) educadoras (es) a realizarem importantes reflexões sobre as condições que devem estar asseguradas para que as crianças aprendam e se desenvolvam de maneira integral e, mais intencionalmente, no que está previsto na BNCC no campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”.

O percurso Artes e Infâncias é composto por 4 cursos:

  • Tempo nas investigações
  • Processo de criação
  • Espaços na investigação
  • Materiais para investigação

Os cursos serão oferecidos sequencialmente, de forma que os participantes interessados possam fazer todo o percurso se assim desejarem ou escolherem aquele(s) que mais lhe interessa(m).

  • Ampliar seu repertório artístico e imagético, investigando, refletindo e apreciando arte;
  • Qualificar sua prática de educadora(or);
  • Planejar experiências em artes plásticas que possibilitem aprendizagens significativas e contribuam para o desenvolvimento integral das crianças;
  • Construir observáveis e registrar narrativas infantis para que, a partir da escuta das ações e gestos das crianças, na interação com diferentes materiais, espaços, outras crianças e adultos, compreenda sua forma própria de aprender e de conhecer o mundo, valorizando e documentando o processo investigativo das crianças;
  • Refletir sobre a importância do tempo, do espaço, dos materiais e interações nas experiências das crianças e sobre as condições que devem estar asseguradas nos diferentes contextos;
  • Refletir sobre as intervenções das(os) educadoras(es) também como promotoras da construção da cultura pelas crianças;
  • Sistematizar conhecimentos construídos, para fortalecer na Educação Infantil a concepção que considera a criança como sujeito de direitos, que constrói e produz cultura a partir de interações que o ambiente favorece.

Totalmente on-line, o curso é realizado na plataforma CEDAC Virtual (via Moodle) e compreende momentos síncronos  e assíncronos.

A interação entre os participantes é estimulada nos encontros síncronos e nos assíncronos, por meio das ferramentas de interação da CEDAC Virtual. Todo o material será organizado em formato digital e publicado nesta plataforma.

Formadora: Renata Caiuby

Juliana Ruschel

Formada em pedagogia com especialização em Arte Educação.  Trabalha com educação infantil em escolas públicas e particulares desde 1985 e com formação de gestores educacionais e escolares a mais de 20 anos. Coordenou durante 6 anos, o projeto de formação continuada para Educação Infantil, no município de São Caetano do Sul. Desde 2006, trabalha na Comunidade Educativa CEDAC, formando equipes escolares e educacionais em diversos municípios do Brasil. Em 2019/2020 foi coordenadora pedagógica do Projeto de formação Infâncias em Foco, destinado à todas as gestoras dos CEIs parceiros de São Paulo.

O curso é totalmente online e  oferecido pela CEDAC Virtual via plataforma Moodle.

É necessário que o participante tenha acesso a um computador ou um dispositivo móvel como celular ou tablet, além de acesso à internet.

O participante poderá fazer download de materiais ao longo do curso, portanto é interessante prever esse armazenamento.

Ao final do curso as participações nos encontros virtuais e nas atividades assíncronas serão contabilizadas e os certificados serão enviados com as horas de participação efetivas.

Carga horária

40h

Público:

Educadoras(es) que trabalham com crianças de 2 a 5 anos (professoras/es, coordenadoras/es, diretoras/es, qualquer profissional que atue na Educação Infantil).

Novas turmas

Inscreva-se abaixo e receba informações sobre a formação de novas turmas abertas.

Última atualização: sexta-feira, 28 jan. 2022, 13:13