Olá, Diretores e Diretoras

É sempre muito bom reencontrá-los neste espaço, pois aqui temos a oportunidade de estarmos próximos, mesmo com a distância física, para podermos continuar trocando experiências e dando  continuidade aos nossos estudos.

No Ciclo 2, aprofundamos as discussões sobre a implementação da Ação Institucional, destacando a importância de refletirmos continuamente sobre os três pilares da gestão escolar: conhecimento de gestão, equipe colaborativa e articulação com a comunidade.

Também avançamos nas reflexões sobre as dimensões da gestão de materiais, dos espaços alfabetizadores e de pessoas. Ao direcionarmos o olhar para essas três dimensões – materiais, espaços e pessoas – percebemos que a gestão escolar vai muito além da organização burocrática: ela se concretiza nas escolhas cotidianas, nas estratégias de uso dos recursos disponíveis e, sobretudo, na forma como cada ator da comunidade escolar é envolvido no processo. Assim, ao aprofundar essas dimensões, abrimos caminho para que a Ação Institucional seja implementada de maneira consistente, articulada e participativa. O convite, portanto, é para que você, gestor(a), se perceba como protagonista nesse movimento de transformação, mobilizando sua equipe e comunidade para colocar a aprendizagem no centro das decisões.

No encontro presencial do Ciclo 3, destacamos a importância de assumir um olhar estratégico em relação ao acompanhamento constante dos resultados, afinal o trabalho da gestão escolar se consolida no monitoramento e na avaliação das ações que acontecem na escola. A análise dos avanços e das dificuldades possibilita ajustes necessários e assegura a sustentabilidade da Ação Institucional ao longo do tempo. Por isso, sugerimos a elaboração , em parceria com a sua equipe,  de um Plano de Ação.

Vale lembrar que o plano é uma ferramenta potente da gestão, pois orienta cada passo da implementação, transformando ideias em práticas concretas e criando condições para que a equipe se mantenha alinhada. Portanto, favorece o acompanhamento pautado na ação  e nas possíveis  variáveis  que impactaram   ou não  no resultado alcançado.

O Plano de ação é um instrumento de trabalho dinâmico organizado a partir da coleta e análise de dados das escolas que permite a organização das ações que deverão ser desencadeadas em curto ou médio prazo e descrevendo como serão colocadas as em prática. Para tanto deve conter: a meta a ser alcançada, o que será feito, como e por quem será feito, em qual tempo, quais os recursos necessários, pessoas envolvidas e quais os resultados esperados para cada ação. A elaboração de um plano de ação, a partir da análise e entendimento dos resultados e do acompanhamento do trabalho desenvolvido, favorece o avanço do trabalho e o alcance da meta de melhoria das aprendizagens dos estudantes.

Embora tenhamos falado muito na importância de um Plano de Ação como um instrumento estratégico para acompanhamento da gestão,  sua elaboração de forma consistente nem sempre é um processo simples.

Com o intuito de ajudá-lo(a) a compreender melhor a estrutura do Plano de Ação proposto por nós, trouxemos aqui um plano comentado, onde  é possível visualizar o que é esperado em cada coluna:


A implementação da Ação Institucional exige um acompanhamento contínuo, contando com a mobilização da equipe e da comunidade e, especialmente, visando a melhoria dos resultados dos estudantes da sua escola, por isso para que você possa visualizar melhor o que precisa ser feito para que a Ação seja implementada,  trouxemos aqui um Plano de Ação com foco na Ação Institucional Clube de Leitura e outro com foco na Ação Teatro na Escola para auxiliá-lo(a) na visualização das ações e suas etapas.

Nosso convite após a contextualização realizada acima é para que você, junto com a sua equipe leia o plano comentado, os planos voltados às ações e,  revisite, revise e/ou replaneje o Plano de Ação feito por vocês com base nos exemplos acima. Leiam o que é esperado em cada coluna do plano comentado, analisem as ações dos planos voltados às ações institucionais específicas e reflitam se o Plano pensado por vocês leva ao resultado esperado.

Temos discutido que a intencionalidade nas ações desenvolvidas na escola é fundamental para que a escola ocupe um papel determinante para suprir as desigualdades de oportunidades. 

Seguiremos refletindo sobre como a qualificação da atuação da gestão escolar pode contribuir para que sejam asseguradas as condições favoráveis para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem relativos às Práticas de linguagem.

O vídeo abaixo, do especialista em gestão educacional José Ernesto Bologna, irá disparar novas reflexões para nossos estudos.

Bologna defende que o gestor contemporâneo é um cenógrafo, ou seja, é um construtor de cenário para que os outros profissionais possam desempenhar seu papel. É uma pessoa preocupada com pessoas e com os processos e busca disponibilizar o melhor cenário (condições) para que os profissionais desenvolvam o seu melhor, podemos reconhecer aqui fortemente a dimensão gestão de pessoas e de recursos. 

Para enriquecer nossas reflexões, Maura Barbosa, coordenadora pedagógica da Roda Educativa, nos traz uma boa reflexão sobre o lugar do diretor na implementação da política educacional. 

No vídeo, Maura ressalta que o diretor é um ator primordial na política educacional, porque ele viabiliza as condições institucionais para que todos possam atuar, reconhecendo que todos os profissionais da escola são educadores e precisam estar conscientes deste lugar e em conjunto fazer a gestão com foco na aprendizagem dos estudantes.

Segunda Maura e Bologna, apontam, embora a sua responsabilidade, diretor e diretora, seja mesmo muito grande, é muito importante você lembrar que não está sozinho. É imprescindível a articulação com outros atores para que as aprendizagens de todos e de cada um possam se concretizar.

Para te ajudar a visualizar a importância do trabalho em conjunto, especialmente parta que a Ação Institucional escolhida pelos seus estudantes seja implementada com sucesso, o  quadro de responsabilização  nos apresenta o que cada segmento pode fazer para que a formação leitura aconteça na rede.

É importante observar que cada ator, da secretaria às famílias, têm um papel importante a desempenhar, mas esses papéis precisam estar bem definidos e é o diretor, como cenógrafo que é, e de posse de bons planos de ação, pode orientar cada um desses atores na execução de suas responsabilidades.

Ao ler o quadro, você acrescentaria algo na coluna de responsabilidades do(a) diretor(a) com relação a Ação Institucional?