Olá, Equipe Técnica!

Chegamos ao Ciclo 3 após um longo percurso que envolveu a escuta dos estudantes, a articulação com a coordenação pedagógica, a mobilização dos professores, a implementação da ação institucional nas escolas.  Ao longo do ano discutimos o papel desta equipe no acompanhamento do trabalho, em especial , das diretoras e o apoio necessário para que as ações institucionais ampliassem as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.


Heloísa Luck em seu livro Avaliação e monitoramento do trabalho educacional, no  capítulo 1 Monitoramento e avaliação como instrumento de gestão discute o papel do monitoramento e da avaliação como uma importante ferramenta da gestão. Nas palavras da autora, é “o olho do dono que engorda o boi”, fazendo uma brincadeira a partir deste antigo dito popular e a sabedoria nele contida.

Segundo a autora, é necessário um acompanhamento contínuo por parte das equipes técnicas responsáveis, com o intuito de conhecer como se desenvolve o trabalho e como é possível promover avanços.

Luck, em seu artigo, na página 62, traz um modelo de acompanhamento que funciona como um ciclo e que contempla a ação, a  reflexão e o novo planejamento para a ação.



Para ampliar essa discussão sobre o papel do monitoramento e avaliação e seu impacto no trabalho das equipes técnicas e principalmente na aprendizagem dos estudantes, sugerimos a leitura do texto de Luck na íntegra, tendo como foco algumas questões:

  • Como o acompanhamento se dá no dia a dia de uma equipe técnica?
  •  Como ele impacta na atuação desta equipe?

 

Após a leitura do capítulo, responda a enquete:

    • O que já está garantido em sua rotina?
    • O que precisa ser implantado em sua rotina para garantir um acompanhamento mais qualificado do trabalho desenvolvido nas escolas?

Prazo para a conclusão da atividade 20/10.