C3 - Estudo e Aprofundamento

"O gestor contemporâneo é um cenógrafo,
ou seja, é um construtor de cenário para que os outros profissionais possam
desempenhar seu papel."
José Ernesto Bologna
Queridas diretoras,
Nos encontramos mais uma vez neste espaço para ampliar as discussões que realizamos nos encontros presenciais.
No ciclo 3 aprofundamos os conhecimentos sobre o plano de ação, considerando-o uma importante ferramenta de gestão, que permite a identificação das ações a serem desenvolvidas, a otimização do tempo, o trabalho em equipe e a divisão de responsabilidades.
Apresentamos para vocês um modelo de plano de ação que é muito utilizado por nós da Roda educativa -, que favorece o planejamento de todas as etapas, a definição de responsáveis e também das pessoas envolvidas, delimita prazos, o que querem alcançar com cada um dos encaminhamentos e também a avaliação de cada uma dessas etapas. Isso permite que a correção de rotas possa ser feita durante a realização do trabalho, favorecendo o seu sucesso.
No período intervalar vocês retomaram os planos de ação para a continuidade da implementação da ação institucional e receberam orientação da técnica formadora sobre esses planos, revisando com elas cada uma das “partes”, garantindo assim que novas sessões da ação institucional pudessem ser realizadas, cada vez com maior efetividade - desenvolvimento das práticas de leitura. Para isso, se debruçaram sobre:
- Encaminhamentos relacionados às ações.
- Responsáveis – maior engajamento da equipe e definição de responsabilidades.
- Envolvidos
- Materiais
- Prazo para a realização
- Resultados esperados
- Resultados alcançados
- Ajustes (correções de rota) durante o processo
Temos discutido que a intencionalidade nas ações desenvolvidas na escola é fundamental para que a escola ocupe um papel determinante para suprir as desigualdades de oportunidades.
Seguiremos refletindo sobre como a qualificação da atuação da gestão escolar pode contribuir para que sejam asseguradas as condições favoráveis para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem relativos às Práticas de linguagem.
O vídeo abaixo,
do especialista em gestão educacional José Ernesto Bologna, irá disparar novas
reflexões para nossos estudos.
Bologna defende que o gestor contemporâneo é um cenógrafo, ou seja, é um construtor de cenário para que os outros profissionais possam desempenhar seu papel. É uma pessoa preocupada com pessoas e com os processos e busca disponibilizar o melhor cenário (condições) para que os profissionais desenvolvam o seu melhor, podemos reconhecer aqui fortemente a dimensão gestão de pessoas e de recursos.
Para enriquecer
nossas reflexões, acompanhe abaixo também o vídeo de Maura Barbosa, que
apresenta:
Qual o lugar do diretor na implementação da política educacional?
No vídeo, Maura ressalta que o diretor é um ator primordial na política educacional, porque ele viabiliza as condições institucionais para que todos possam atuar, reconhecendo que todos os profissionais da escola são educadores e precisam estar conscientes deste lugar e em conjunto fazer a gestão com foco na aprendizagem dos estudantes.
Se o diretor tem esse papel que Maura e Bologna apontaram, sua responsabilidade é mesmo muito grande. Mas, como eles mesmo apontam, ele não está sozinho. Há outros atores que precisam se articular ao diretor para que as aprendizagens de todos e de cada um possam se concretizar.
Apresentamos a
seguir um quadro de responsabilização para que a formação leitora aconteça em
uma Rede, construído na Roda educativa por Maura Barbosa e Lucinha Magalhaes.
Leia e estude atentamente esse
quadro.
É importante observar que cada ator, da secretaria às famílias, têm um papel importante a desempenhar, mas esses papéis precisam estar bem definidos e é o diretor, como cenógrafo que é, e de posse de bons planos de ação, pode orientar cada um desses atores na execução de suas responsabilidades.
Ao ler o quadro, reflita: por meio da ação institucional e revendo o que lhe cabe, o que você, diretor(a) completaria? Quais foram as contribuições da ação para sua atuação na gestão e para a formação leitora dos estudantes em sua escola?
Em seguida, vá ao
fórum e cite uma contribuição da
gestão, a partir do desenvolvimento da ação institucional, para a formação
leitora dos estudantes e aponte um aspecto que precisa incorporar na sua
prática. Leia a contribuição de seus colegas que podem
ampliar essa conversa.

