C1 - Estudo e Aprofundamento
Olá, Equipe Técnica,
Dando continuidade aos nossos estudos no Espaço Digital de Formação da Roda Educativa, ambiente que compõe o nosso percurso formativo em Gestão Educacional do Programa Trilhos da Alfabetização, continuaremos, neste ciclo, aprofundando um pouco mais nossas reflexões sobre o planejamento educacional, como foco na melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede de Itaguaí.
Pudemos refletir, ao longo do ano de 2024, o quanto a convivência e o acolhimento são importantes para um Clima Escolar positivo nas escolas e, consequentemente, para a melhoria das aprendizagens dos estudantes. Ao retomarmos a escuta que os Gestores Escolares realizaram com os estudantes durante o Ciclo 2 de 2023, foi possível discutirmos sobre a importância dos espaços e das interações na escola, com o objetivo de favorecer a convivência entre os estudantes e tornar esse lugar um ambiente propício para a manifestação e a liberdade de expressão cultural, artística e literária.
A
mudança que a escola precisa é uma mudança paradigmática. Porém para mudá-la é
preciso mudar o pensamento sobre ela. É preciso refletir sobre a vida que lá se
vive, em uma atitude de diálogo com os problemas e as frustrações , os sucessos
e os fracassos , mas também em diálogo com o pensamento, o pensamento próprio e
o dos outros.”
ALARCÃO, Isabel - Escola Reflexiva e nova racionalidade: Porto Alegre, Artmed, 2001, p.15
Em nosso encontro presencial do Ciclo 1 de 2025 refletimos sobre algumas questões que envolvem a melhoria das aprendizagens dos estudantes e, entre elas, a urgência da melhoria dos resultados dos dados educacionais das escolas da rede de Itaguaí.
Além das nossas importantes discussões sobre o IDEB da rede de Itaguaí, onde discutimos o lugar que a equipe técnica ocupa pensando para além do COMO, mas PARA QUE e PARA QUEM tais ações devem ser planejadas e executadas visando a melhoria dos resultados, também pensamos nos contextos locais e nos fatores que podem impactar os resultados educacionais, como o desconhecimento de alguns gestores sobre o assunto.
Mas, sabendo de tudo isso: como a Gestão Educacional pode contribuir para a mudança de cenário em relação aos resultados em Itaguaí?
É importante lembrar que os resultados são consequência de uma série de fatores complexos que envolvem o cotidiano da escola e, que, interagem entre si, podendo potencializar ou limitar a aprendizagem dos estudantes. Enquanto equipe da Gestão Educacional é importante refletir sobre quais desses fatores precisam de mais atenção na rede de Itaguaí:
Políticas
públicas educacionais - há
investimento em educação, valorização docente e acesso a tecnologias? A
educação é valorizada pela comunidade? Há promoção de oportunidades
extracurriculares como cursos, esportes e artes?
Qualidade
do ensino - como está a formação
docente? Quais metodologias estão sendo utilizadas em sala de aula? O
currículo é relevante, está alinhado às necessidades dos estudantes e tem
a capacidade de engajar os alunos? As avaliações são usadas para
diagnosticar dificuldades e melhorar o ensino.
Ambiente
Escolar - o ambiente é
acolhedor? Há uma relação de respeito entre alunos, professores e
gestores, favorecendo o diálogo e, consequentemente, a aprendizagem?
Há espaços de convivência, as salas
são adequadas? Há biblioteca e laboratórios onde os alunos possam usar?
Fatores
Sociais e Individuais - há
políticas de apoio para os estudantes como programas de reforço,
atendimento psicológico e/ou assistência social? Como é trabalhada a
crença dos alunos sobre suas capacidades e autoestima? Os estudantes
recebem apoio dos gestores, professores e equipe para superarem suas
dificuldades?
Gestão
Escolar - as lideranças
escolares enxergam a escola como um lugar de oportunidades? Se pautam na
gestão democrática? Conseguem mobilizar a comunidade escolar com
eficiência? Há envolvimento das famílias e da comunidade no processo
educativo? Os recursos financeiros são destinados para o pedagógico
(materiais, formação docente e projetos pedagógicos)?
Tendo em vista os 5 fatores apontados no estudo e aprofundamento do ciclo 1, qual deles você acredita que precisa de mais atenção, neste momento em Itaguaí, visando a melhoria dos resultados da rede? Qual solução você propõe para a equipe pensar neste momento?
Clique no padlet abaixo e vamos conversar mais sobre esta questão! Não esqueça de colocar seu nome.
Olhar para o trabalho da Gestão Escolar pode ser um movimento importante para a Gestão Educacional, neste momento, para que as políticas deixem de ser teóricas e se tornem, de fato efetivas, afinal é o diretor e a diretora quem coleta informações diárias sobre aprendizagem, frequência e clima escolar.
Tivemos a oportunidade de nos debruçarmos também sobre a pauta do encontro que seria realizado com os diretores, em especial para o momento da discussão sobre a Ação institucional, proposta que será foco de nossas discussões na frente de gestão escolar este ano. Segundo os gestores escolares de Itaguaí.
...uma
Ação Institucional deve ser pensada de acordo com o contexto em que a escola
está inserida, autonomamente , porém com base em evidências. Deve envolver toda
a comunidade escolar visando a promoção de mudanças para melhoria do ambiente
escolar e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes.”
Falamos muito ano passado, especialmente aqui no nosso Espaço Digital de Formação sobre a importância da cultura e clima escolar positivo para a melhoria das aprendizagens dos estudantes e, sabemos que, muitas vezes, a cultura escolar está enraizada, podendo ser um obstáculo para a implementação de novas práticas ou mudanças. Por isso é importante que a equipe da Gestão Educacional acompanhe os movimentos de mudança nas escolas, especialmente em relação a implementação da Ação Institucional, se materializando , neste primeiro momento, com a escuta da comunidade escolar em relação às práticas de linguagem.