Olá Diretor e Diretora!

Bem-vinda/o novamente ao Espaço Digital de Aprendizagem da Roda Educativa, ambiente que compõe o percurso formativo em Gestão Escolar do Projeto Trilhos da Alfabetização.

Dando continuidade aos nossos estudos, neste ciclo seguimos com as reflexões sobre a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes, a partir do planejamento da diretora e diretor escolar considerando as diferentes dimensões da gestão, com foco nas questões pedagógicas, e os impactos na qualidade do ensino e na aprendizagem dos estudantes.. Afinal, como conversamos no encontro presencial, entendemos que o direito de aprender é inegociável e é a/o diretora/r escolar é a/o guardiã/ão dessas aprendizagens.

Em nosso encontro presencial compartilhamos com você uma Ação Institucional sobre o Clube de Leitura. O estudo compartilhado desta ação possibilitou, além da reflexão sobre as aprendizagens dos estudantes em relação à leitura, a escrita e a comunicação oral que a ação favorece, o levantamento pelo grupo dos encaminhamentos necessários para a realização da ação, considerando o papel do diretor neste trabalho. Clique aqui para ler os materiais de referência.

Tivemos a oportunidade também de discutir sobre a relevância da escuta aos estudantes com o objetivo de levantar quais práticas de linguagem os estudantes gostariam que fossem implementadas na escola para, a partir desta escuta, planejar a ação, trazendo assim maior significado ao trabalho realizado e maior pertencimento dos estudantes à escola.

Avançando na reflexão sobre o papel da diretora e do diretor escolar para favorecer a formação da comunidade de leitores, sugerimos que assistam ao vídeo de Telma Weisz. Neste vídeo a educadora aborda diferentes ações que vocês podem realizar e cuidados que precisam ter para favorecer a formação de uma comunidade de leitores.

Ao assistir ao vídeo, reflita sobre os pontos que considera relevantes em relação ao papel e às práticas do diretor e da diretora. O que eles precisam assegurar para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita em sua escola?

Após assistir ao vídeo escreva na enquete: Qual/ais ação/ões você gostaria de ver implementada/s em sua escola em 2025 para favorecer a formação de uma comunidade de leitores?