Olá, coordenadoras e coordenadores,

Conforme compartilhado no nosso plano de formação para professores e professoras, dos 1º e 2º anos, um dos objetivos do Ciclo 1 de trabalho é aprofundar a reflexão sobre leitura e escrita de nomes próprios como uma atividade habitual a ser realizada com frequência em salas de aula. 

Não é de hoje que sabemos que o trabalho com os  nomes próprios é essencial no processo de alfabetização inicial. Mas por que é tão importante? O que é preciso assegurar como condição didática quando se trabalha com os nomes próprios? 

Para que você possa ampliar suas reflexões sobre as práticas didáticas utilizando leitura e escrita de nomes, sugerimos um percurso de estudos sobre esse tema. 

Para isso, clique  para ter terá acesso ao vídeo: "A importância de trabalhar com os nomes próprios no processo de alfabetização", produzido por nossa equipe pedagógica.

As professoras e professores que trabalham com você desenvolvem práticas com uso dos nomes próprios para apoiar a alfabetização de seus e suas estudantes? De que maneira? 

Registre em seu caderno suas reflexões e o uso que fez desse percurso de estudo em articulação com o trabalho desenvolvido pelos professoras e professores em sala de aula. Sugerimos que aborde tal discussão nas reuniões de módulo individual ou pequenos grupos, aproveitando para socializar e alinhar com cada docente as possibilidades de intervenção em sala de aula.