C2 - Estudo e Aprofundamento

Dando continuidade aos nossos estudos, neste ciclo aprofundamos as reflexões sobre o planejamento educacional, com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem das e dos estudantes da rede, refletindo sobre os resultados do diagnóstico e como essa análise pode contribuir para a aprendizagem de todas e de cada uma das crianças, a partir da implementação da ação institucional.
Tivemos a oportunidade de nos debruçarmos também sobre a pauta do encontro que seria realizado com as diretoras -, em especial para o momento da discussão sobre a Ação institucional, proposta que é foco de nossas reflexões na frente de gestão escolar este ano.
A partir destas discussões, levantamos o apoio necessário às diretoras e aos diretores para que a ação institucional possa ser implementada com sucesso.
Considerando que o sucesso na trajetória escolar dos estudantes não depende apenas
da ação isolada da professora ou do professor em sala de aula, mas de uma atuação articulada de profissionais que formam uma rede de apoio institucional que sustenta e potencializa esse trabalho – perspectiva sistêmica -, a Roda Educativa recentemente publicou um material com o objetivo de apoiar a formação de uma rede de colaboração — das equipes técnicas das secretarias de educação a todas/os as/os profissionais da escola, os Indicadores de Condições Institucionais para a alfabetização na escola.
A premissa desse material é a de que toda a comunidade escolar deve se responsabilizar pela mediação e articulação de ações que assegurem o direito à alfabetização de todas e de cada uma/um das/os estudantes.
São sete categorias de indicadores para que a equipe escolar possa analisar e refletir sobre como a escola vem assegurando condições institucionais que favoreçam a aprendizagem das/os estudantes.
Muitas vezes a cultura escolar está tão enraizada que pode se tornar um obstáculo para a implementação de novas práticas ou mudanças. Por isso é importante que a Gestão Educacional acompanhe e apoie os movimentos de mudança nas escolas.
Esse material traz contribuições para o apoio e acompanhamento da Gestão educacional, aos diretores e ao trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
Leia o material disponibilizado, com especial atenção ao item 3. Em seguida venha ao Padlet e responda:
Considerando as condições institucionais relacionadas à Formação de Professores e acompanhamento das práticas pedagógicas (pág. 21), como a Secretaria pode contribuir no fortalecimento da atuação e na articulação da dupla gestora no desenvolvimento da ação institucional?
Ao responder, não esqueça de escrever o seu nome.
Após contribuir
com sua reflexão, não deixe de ler a contribuição de suas colegas.