Cara articuladora, Caro articulador,

Como já discutido no encontro presencial, um dos nossos grandes focos de atenção na formação das professoras se refere ao trabalho de produção de textos, mais especificamente nas situações de reescrita de contos.

Para as professoras do 3º ano, disponibilizamos um vídeo (Reescrita coletiva), em que a formadora Beatriz Gouveia realiza a reescrita de uma fábula com uma turma de 3º ano. A proposta para vocês será assistir também e analisar as perguntas que fizemos a elas:

Na situação de textualização, quais são as principais intervenções da professora?

Quais são os desafios que as e os estudantes têm que enfrentar?

Quais podem ser as aprendizagens das crianças ao vivenciarem, de forma recorrente, propostas como essa?

Pode ser muito interessante tematizar esse vídeo junto às e aos professores, para assistirem e colocarem em discussão o que foi proposto em cada pergunta. Sabemos que a troca entre pares favorece ainda mais a construção do conhecimento.

Para além destas questões com o foco no conhecimento didático,  é importante avançar para outras reflexões do ponto de vista da formação docente.

Diante do encaminhamento observado, o que as professoras e os professores de minha escola sabem e o que precisam avançar em relação às propostas de reescrita?

O que eu, como articuladora, preciso assegurar no meu plano de formação para atender tais demandas formativas?

Registre em seu caderno as reflexões realizadas. Anote o que considerar importante e leve seus apontamentos para o próximo encontro, no ciclo 3.