O livro “Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam” marca essa diversidade inerente à sala de aula e propõe às professoras alfabetizadoras reflexões e estratégias para realizar um bom diagnóstico (não só com instrumentos formais, mas também pela observação permanente) e lançar mão de estratégias em sala de aula para identificar como cada criança está se relacionando com os conhecimentos e propor situações que possam contemplar a diversidade de necessidades específicas que cada uma apresenta.  


Neste episódio do podcast “Na Escola”, produzido pela Roda educativa, convidamos vocês a pensarem sobre Como a gestão escolar pode estimular a formação leitora?. As convidadas Maura Barbosa, coordenadora da Comunidade Educativa CEDAC e uma das autoras do livro “Direção para os novos espaços e tempos da escola”, e Priscila de Giovani coordenadora pedagógica na Comunidade Educativa CEDAC e especialista em alfabetização e também uma das autoras da obra, em uma conversa com Angela Luiz, elas abordam a formação leitora na escola, discutindo, entre outros tópicos, como a gestão escolar pode atuar para que os estudantes se tornem leitores e como a reorganização dos espaços e tempos de aprender influência nesse processo.