Para começo de conversa
Olá!
Chegamos ao módulo 4, o último desse curso! Parabéns por ter chegado até aqui.
No módulo 1, iniciamos este percurso formativo com o foco na compreensão sobre a equidade. Avançamos para o módulo 2, onde relacionamos o acompanhamento das aprendizagens às ações que promovem a equidade no contexto escolar.
No módulo 3, aprofundamos a reflexão sobre a elaboração de instrumentos úteis para apoiar o acompanhamento das aprendizagens. Discutimos a importância de desenvolver alternativas para coletar e analisar dados sobre os percursos de aprendizagem da turma como um todo e de cada estudante em particular.
Por fim, no módulo 4, o foco será na elaboração de planejamento de aulas que considerem atividades diversificadas, visando enriquecer ainda mais nosso repertório de práticas que favoreçam a atenção à diversidade presente na escola.
Para começar, vamos acompanhar o diálogo entre uma professora e a coordenadora sobre a análise das produções de um estudante. Ele está no livro “Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas”, da Roda Educativa (Diaz; Perez, 2023).
Vamos lá?
Vamos refletir sobre o que acontece nessa reunião?
Antes de avançar, avalie e registre:
Que aspectos você considera quando elabora os planejamentos de aula e de que forma eles podem favorecer a busca por equidade?
Avance para a próxima atividade, clicando sempre no botão "próximo" abaixo.