C1 - Estudo e Aprofundamento Mat
Coordenadora, Coordenador,
Para aprofundar o estudo sobre a observação de aula, tema que discutimos neste ciclo nas formações de Língua Portuguesa e de Matemática, propomos que você leia o texto “A observação de aula como uma estratégia formativa para a parceria entre docente e coordenação pedagógica”, de Simone Azevedo, conforme sugerido a seguir:
Orientação
de leitura
Sugerimos a leitura de duas partes do texto:
1ª parte: do início do texto até o
final da página 3;
2ª parte: seção denominada “A escrita profissional e a relação com o ciclo
de ações da estratégia formativa de observação de aula” (páginas 6 e 7).
Durante a leitura, reflita sobre as questões a seguir:
Que premissas fundamentam a estratégia
formativa de observação de aula, na perspectiva colocada pelo texto? A que ela
serve, primordialmente?
Quais os aspectos mais importantes a se
considerar ao planejar e colocar em curso a observação de aula — antes, durante
e depois da observação?
De que forma a observação de aula se vincula à
escrita profissional?
Atenção: Você não precisa enviar seus registros sobre as questões acima; trata-se de uma proposta para estudo autônomo que é vinculada ao que foi discutido no encontro presencial. Você pode consultar também os materiais utilizados no encontro na pasta de Materiais de referência do Ciclo 1.
Bons estudos!