Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Tamanho do texto
Altura da linha
Text spacing
Ajuda
Roda EducativaRoda Educativa
acesse nosso portalcontato

entrar

Mostrar
esqueceu o seu usuário ou senha?
Criar uma conta
    acesse nosso portalcontato
    • Whatsapp
    Página principal do curso
    Articuladores pedagógicos – Itaguaí 2025
    Articuladores pedagógicos – Itaguaí 2025
    Categoria:Ambientes - Rio de Janeiro 2025
    Activities/resources:8/13
    Língua Portuguesa
    • FórumAvisos da formadora
    • PastaBiblioteca
    • EnqueteEnquete: Formação com plataformas digitais

    • PáginaMomento Cultural- LP
    • PastaC1 - Materiais de Referência LP
    • PáginaC1 - Estudo e Aprofundamento
    • TarefaC1 - Atividade Prática LP
    • PáginaC1 - Saiba Mais LP
    • H5PPágina Principal
    Matemática
    • FórumAvisos da formadora
    • PáginaC1 - Momento Cultural
    • PastaC1 - Materiais de Referência Mat
    • PáginaC1 -Estudo e Aprofundamento Mat
    • TarefaC1 - Atividade Prática Mat
    • PáginaC1 - Para saber mais Mat
    • PáginaC2 - Momento Cultural
    • PastaC2 - Materiais de Referência
    • PáginaC2 - Estudo e Aprofundamento Mat
    • QuestionárioC2 - Atividade Prática Mat
    • PáginaC2 - Saiba Mais Mat
    • H5PPágina Principal

    Articuladores pedagógicos – Itaguaí 2025

    1. Página inicial
    2. Ações formativas
    3. Articuladores pedagógicos – Itaguaí 2025
    4. Matemática
    5. C1 - Atividade Prática Mat

    C1 - Atividade Prática Mat

    Condições de conclusão
    Fazer um envio
    Olá articulador e articuladora de Itaguaí!

    Antes de apresentarmos a proposta de atividade, vamos relembrar brevemente o percurso formativo que vivenciamos neste primeiro ciclo?

    icone papel 4 linhas Ao longo dos encontros presenciais:

    • Conhecemos os novos jogos sobre cálculo mental.
    • Refletimos sobre o seu papel formador, apoiando professores e professoras nos desafios enfrentados por eles no uso dos jogos nas aulas de matemática.
    •  Travamos relações entre entre o conjunto de jogos já disponibilizados pelo Programa Trilhos da Alfabetização, o Referencial Curricular de Itaguaí e a Matriz Avaliativa do SAEB.
    • Construímos juntos as possibilidades de uso dos jogos, nos 1º e 2º bimestres,  a partir dos documentos curriculares.
    • Antecipamos critérios que podem ser utilizados pelos professores e professoras para a escolha do jogo a ser abordado de acordo com o planejamento de cada ano escolar/turma.
    • Discutimos a importância de levar essas reflexões aos professores, orientados por você, em uma reunião individual ou em pequenos grupos.
    •  Iniciamos a elaboração da sua pauta de reunião com os professores, cujo o objetivo é apoiá-los na escolha intencional, articulada aos referenciais curriculares e ao plano de ensino, de quais jogos são pertinentes de serem trabalhados em cada turma/ano escolar, no 1º e 2º bimestres.

    Quantas boas reflexões, não é mesmo?! Mas, o que fazer agora?

    A proposta é que, a partir das reflexões e escolhas realizadas em parceria com os professores e professora, você preencha o “Instrumento de Acompanhamento do uso dos jogos” e compartilhe com a formadora quais serão os jogos que serão trabalhados na sua escola,  do 1º ao 5º ano.

    Vamos lá?


      Registro

    Para postar seu registro da produção, role a página para baixo e clique no botão roxo  "Adicionar envio". 

    Ponto de interrogação azul e fundo circular vermelhoEm caso de dúvidas para enviar ou compactar  seu arquivo veja um tutorial clicando aqui.

    AnteriorC1 -Estudo e Aprofundamento Mat
    PróximoC1 - Para saber mais Mat
    assine nossa newsletter
    política de proteção de pessoas em vulnerabilidade
    © 2025 roda educativa. todos os direitos reservados.

    desenvolvido por Madri Produções Multimídia

    • Whatsapp
    Scroll to Top

    entrar

    Mostrar
    esqueceu o seu usuário ou senha?
    Criar uma conta