No encontro formativo, você conheceu o jogo  Avançando com o resto na Trilha da Estrada Real  e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula com ele. A proposta agora é que você faça a leitura e o estudo na íntegra das Orientações Didáticas do jogo.

Este estudo é importante para potencializar o trabalho com os jogos em suas aulas.

Sugestão de roteiro de estudo:

 

Na Etapa 1, encontram-se propostas para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura,  identifique os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.

Na Etapa 2, estão descritas algumas estratégias utilizadas pelas crianças e perguntas para refletir sobre elas. Essa etapa pode te ajudar a antecipar os procedimentos dos estudantes ao planejar.

A Etapa 3 traz alguns exemplos que podem inspirar você a pensar em  boas perguntas sobre as situações de jogo e, desta forma, problematizar as estratégias usadas pela sua turma. É nesta etapa do trabalho que você pode encaminhar uma discussão sobre diferentes maneiras de resolver uma jogada.

A proposta da Etapa 4 é a  sistematização (ainda que parcial) sobre conhecimentos matemáticos que  estão sendo discutidos e colocados em ação nas jogadas. 

A Etapa 5  propõe atividades para problematizar algumas situações de jogo,  disponíveis no Anexo B. Verifique as propostas que você considera que seriam mais potentes em termos de favorecer as aprendizagens do seu grupo.

Na Etapa 6,   a proposta é que as crianças voltem a jogar para utilizar as estratégias discutidas em todo o percurso até aqui, ampliando suas possibilidades de cálculo.

 A Etapa 7 propõe um novo momento de sistematização sobre os cálculos de divisão e multiplicação.

 

Além disso, o Caderno apresenta possibilidades de variações de jogo para contemplar a diversidade de conhecimentos das crianças.

E também uma pauta de acompanhamento, que tem a finalidade de orientar seu olhar para observar e registrar alguns conhecimentos das crianças, a fim de acompanhar seus avanços e necessidades.

 Bons Estudos!