No encontro formativo, você conheceu o jogo  Trilha dos pontos históricos e culturais de Minas Gerais e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula com ele. Para isso, você  conheceu a Etapa 3: discussão das estratégias desenvolvidas durante o jogo. A proposta agora é que você faça a leitura e o estudo na íntegra do caderno de Orientações Didáticas desse jogo.

Este estudo é importante para potencializar o trabalho com os jogos em suas aulas.

Sugestão de roteiro de estudo:

 

Na Etapa 1, encontram-se propostas para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura,  identifique os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.

Na Etapa 2, estão descritas algumas estratégias utilizadas pelas crianças para as três variações do jogo. Considerando a variação escolhida para sua turma, quais estratégias podem surgir?

A Etapa 3 traz alguns exemplos que podem te apoiar a pensar em boas perguntas para as situações de jogo. Como problematizar as estratégias usadas pela sua turma? Foi esta etapa que pensamos ao longo da formação presencial.

 O objetivo da Etapa 4 é propiciar mais oportunidades para que cada estudante avance em suas estratégias. É a hora de usar as estratégias discutidas na etapa anterior para que avancem!

 A Etapa 5 trata da resolução de problemas relacionados aos conteúdos presentes no jogo. Analisando as propostas do Anexo B, verifique as que você considera mais potentes em termos de favorecer o avanço dos conhecimentos matemáticos relacionados ao jogo.

Na Etapa 6, as crianças voltam a jogar para utilizarem as estratégias discutidas na resolução de problemas, ampliando suas possibilidades de cálculo.

  Por último, a Etapa 7 propõe uma discussão para que as crianças identifiquem os cálculos mais fáceis e os mais difíceis. Ao longo da leitura, avalie como lançar a proposta para sua turma.

 Além disso, as orientações didáticas também apresentam possibilidades de variações de jogo para contemplar a diversidade de conhecimentos dos estudantes. E também uma pauta de acompanhamento, que tem a finalidade de orientar seu olhar para observar e registrar alguns conhecimentos das crianças, a fim de acompanhar seus avanços e necessidades.

 Bons Estudos!