C3 - Estudo e Aprofundamento
No encontro formativo, você conheceu o jogo Trilha dos pontos históricos e culturais
de
Minas Gerais e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de
aula com ele. Para isso, você conheceu a
Etapa 3: discussão das estratégias
desenvolvidas durante o jogo. A proposta agora é que você faça a leitura e
o estudo na íntegra do
caderno de Orientações Didáticas desse jogo.
Este estudo é importante para potencializar o trabalho com os jogos em suas aulas.
Sugestão
de roteiro de estudo:
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Na Etapa 1, encontram-se propostas para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura, identifique os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.
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Na Etapa 2, estão descritas algumas estratégias utilizadas pelas crianças para as três variações do jogo. Considerando a variação escolhida para sua turma, quais estratégias podem surgir?
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A Etapa 3 traz alguns exemplos que podem te apoiar a pensar em boas perguntas para as situações de jogo. Como problematizar as estratégias usadas pela sua turma? Foi esta etapa que pensamos ao longo da formação presencial.
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O objetivo da Etapa 4 é propiciar mais oportunidades para que cada estudante avance em suas estratégias. É a hora de usar as estratégias discutidas na etapa anterior para que avancem!
A Etapa 5
trata da resolução de problemas relacionados aos conteúdos presentes no jogo.
Analisando as propostas do Anexo B, verifique as que você considera mais
potentes em termos de favorecer o avanço dos conhecimentos matemáticos
relacionados ao jogo.
Na Etapa
6, as crianças voltam a jogar para utilizarem as estratégias discutidas na
resolução de problemas, ampliando suas possibilidades de cálculo.
Por último, a Etapa 7 propõe uma discussão para que as crianças identifiquem os
cálculos mais fáceis e os mais difíceis. Ao longo da leitura, avalie como
lançar a proposta para sua turma.
Além disso, as
orientações didáticas também apresentam possibilidades de variações de jogo para
contemplar a diversidade de conhecimentos dos estudantes. E também uma pauta de
acompanhamento, que tem a finalidade de orientar seu olhar para observar e
registrar alguns conhecimentos das crianças, a fim de acompanhar seus avanços e
necessidades.
Bons Estudos!

