Olá, professores e professoras,

Depois de termos discutido, durante o encontro presencial, sobre as problematizações acerca das mudanças climáticas e como podemos levar esses textos de divulgação científica  que apoiam as crianças a saberem e pesquisarem mais sobre um tema, propomos que conheçam mais sobre o tema, leiam e estudem esse material de apoio elaborado por Patrícia Sarmento, estudiosa dessa área e coordenadora pedagógica na Roda Educativa.

Observando o mapa conceitual que apoia o entendimento de todos os conceitos científicos abordados no texto lido e no material, quais conceitos você avalia que são fundamentais para abordar e aprofundar com seus estudantes? Como seria um mapa conceitual elaborado com eles?

 Ao longo do material são apresentadas perguntas para problematizar esses conceitos e também habilidades abordadas no Referencial Curricular de Itaguaí/RJ. Liste os encaminhamentos e problematizações que você já conseguiu inserir em seu planejamento bimestral.

 Registre em seu caderno as reflexões realizadas. Leve seus apontamentos para o próximo encontro presencial em LP.