Olá, Professoras, 

No encontro formativo, você conheceu o jogo Casou 1.000! e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula com este jogo. Para isso, você  conheceu uma parte das orientações didáticas do Caderno que acompanha o jogo.

A proposta agora é que você faça a leitura e o estudo na íntegra do Caderno de Orientações Didáticas do jogo Casou 1.000!

 Este estudo é importante para potencializar o trabalho com o jogo.

 Sugestão de roteiro de estudo:

Na Etapa 1 encontram-se propostas para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura, destaque os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.

Na Etapa 2, estão descritas algumas problematizações a serem feitas a partir do jogo. Pensando nos conhecimentos e percursos de aprendizagem de sua turma, quais delas você considera importante fazer?

Na Etapa 3,  a proposta é retomar o jogo. Que critério para agrupar as crianças você pode utilizar nesta etapa?

A Etapa 4 descreve a segunda versão do jogo. O que você antecipa, em termos de possibilidades e desafios desta versão para a sua turma?

A Etapa 5 trata da resolução de problemas relacionados com os conteúdos presentes no jogo.  Analisando as propostas do Anexo C (página 32), verifique aquelas que você considera que, para sua turma, seriam as mais potentes em termos de favorecer novas aprendizagens no campo do cálculo mental.

Na etapa que trata do acompanhamento das aprendizagens, verifique os critérios que constam no instrumento Pauta de acompanhamento das aprendizagens. Antecipe como você poderá  utilizar e preencher esse instrumento nas aulas com o Casou 1.000!.