Olá Professoras,

No encontro formativo, você conheceu os jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000 e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula com estes jogos. Para isso, você  conheceu uma parte das orientações didáticas do Caderno que acompanha o material.

A proposta agora é que você faça a leitura e o estudo na íntegra do Caderno de Orientações Didáticas dos jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000.

Este estudo é importante para potencializar o trabalho com os jogos em suas aulas.

 Sugestão de roteiro de estudo:

 Na Etapa 1 encontram-se propostas para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura, identifique os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.

 Na Etapa 2, estão descritas algumas perguntas a serem feitas a partir da seleção de estratégias usadas pelas crianças. Pensando nos conhecimentos e percursos de aprendizagem de sua turma, quais delas você considera importante fazer?

 Na Etapa 3,  a proposta é retomar o jogo. Que critério para agrupar as crianças você pode utilizar nesta etapa?

  A Etapa 4 trata da resolução de problemas relacionados com os conteúdos presentes no jogo. Analisando a as propostas do Anexo A (página 28), verifique aquelas que você considera que, para sua turma , seriam as mais potentes em termos de favorecer novas aprendizagens no campo do cálculo mental.

  Na última etapa, a Etapa 6, que trata do acompanhamento das aprendizagens, verifique os critérios que constam no instrumento Pauta de acompanhamento das aprendizagens e faça as adequações  necessárias a depender do baralho utilizado. Antecipe como você poderá  utilizar e preencher esse instrumento nas aulas com os jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000.