C2 - Estudo e Aprofundamento Mat
Professora, Professor,
No encontro formativo, você conheceu os jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000 e refletiu sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula com estes jogos. Para isso, você conheceu uma parte das orientações didáticas do Caderno que acompanha o material.
A proposta agora é que você faça a leitura e o estudo na íntegra do
Caderno de Orientações Didáticas dos jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000.
Este estudo é importante para potencializar o trabalho com os jogos em suas aulas.
Sugestão de roteiro de estudo:
Na Etapa 1 encontram-se propostas
para favorecer a familiarização das crianças com o jogo. Durante sua leitura,
identifique os encaminhamentos que considera mais importantes nesta etapa.
Na Etapa 2, estão descritas algumas perguntas a serem feitas a partir da seleção de estratégias usadas pelas crianças. Pensando nos conhecimentos e
percursos de aprendizagem de sua turma, quais delas você considera importante
fazer?
Na Etapa 3, a proposta é retomar o jogo. Que critério
para agrupar as crianças você pode utilizar nesta etapa?
A Etapa 4 trata da resolução de problemas relacionados com os conteúdos presentes no jogo. Analisando a as propostas do Anexo A (página 28), verifique aquelas que você considera que, para sua turma , seriam as mais potentes em termos de favorecer novas aprendizagens no campo do cálculo mental.
Na última etapa, a Etapa 6, que
trata do acompanhamento das
aprendizagens, verifique os critérios que constam no instrumento Pauta de acompanhamento das aprendizagens e
faça as adequações necessárias a
depender do baralho utilizado. Antecipe como você poderá utilizar e preencher esse instrumento nas
aulas com os jogos Somar 10, Somar 100 e Somar 1.000.