C1 - Estudo e Aprofundamento Mat
Olá, Coordenadora, Coordenador,
Para aprofundar o estudo sobre a observação de aula, tema que discutimos neste ciclo nas formações de Língua Portuguesa e de Matemática, propomos que você leia o texto “A observação de aula como uma estratégia formativa para a parceria entre docente e coordenação pedagógica”, de Simone Azevedo, conforme sugerido a seguir:
Orientação de leitura
Sugerimos a leitura de duas partes do texto:
1ª parte: do início do texto até o final da página 3;
2ª parte: seção denominada “A escrita profissional e a relação com o ciclo de ações da estratégia formativa de observação de aula” (páginas 6 e 7).
Durante a leitura, reflita sobre as questões a seguir:
Que premissas fundamentam a estratégia formativa de observação de aula, na perspectiva colocada pelo texto? A que ela serve, primordialmente?
Quais os aspectos mais importantes a se considerar ao planejar e colocar em curso a observação de aula — antes, durante e depois da observação?
De que forma a observação de aula se vincula à escrita profissional?
Atenção: Você não precisa enviar seus registros sobre as questões acima; trata-se de uma proposta para estudo autônomo que é vinculada ao que foi discutido no encontro presencial. Você pode consultar também os materiais utilizados no encontro na pasta de Materiais de referência do Ciclo 1.
Clique no link da observação abaixo:
Bons estudos!