C1 - Estudo e Aprofundamento LP
Professoras e professores,
Em nosso primeiro encontro presencial começamos a conversar sobre a sequência didática “Biografia de Mulheres Negras”. Vamos retomar qual é o propósito deste trabalho?
O propósito principal desta sequência didática é oferecer a oportunidade de ler biografias de mulheres negras que se destacaram no contexto em que viveram, frequentemente excluídas ou estereotipadas nos materiais didáticos que circulam nas escolas. A escolha destas personalidades em especial se deve, não apenas à sua ausência sistemática observada durante séculos no contexto escolar brasileiro, mas também à necessidade de se ampliar o repertório e o imaginário cultural das crianças, para além do predomínio de protagonistas homens e brancos nas produções literárias das últimas décadas, como atestam pesquisas diversas” (sequência Didática “Biografia de mulheres negras” - Coleção Formação na Escola - Roda Educativa, 2024 p. 59).
Propomos nesta atividade que você amplie o que sabe sobre a história das mulheres no Brasil, reconhecendo personalidades que, em sua maioria, não são narradas nos tradicionais livros de história brasileira.
Para isso:
- Inspire-se no material que preparamos! Clique no link do padlet que elaboramos para começar esse compartilhamento e conheça duas personalidades;
- Leia e pesquise, na sala de leitura de sua escola ou na internet, livros que possam ajudá-la a conhecer outras personagens mulheres que fizeram história em sua área de atuação, como: “HIstórias de ninar garotas rebeldes” (da editora Planeta) ou “Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil” (de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo), dentre outros.
- Faça sua contribuição: registre no padlet uma foto da personalidade escolhida por você, um trecho de sua biografia e um comentário sobre a importância dessa mulher para a História do Brasil.
Vamos iniciar o Encontro Presencial do Ciclo 2 compartilhando esse maravilhoso registro que narra também a nossa história!