Olá articuladora e articulador de Itaguaí!

O objetivo deste “Estudo e Aprofundamento” é ampliarmos as nossas reflexões sobre o plano de formação de professores e professoras. Desde o ano passado, um dos tópicos do nosso encontro presencial vem sendo a elaboração conjunta de um plano de formação, procurando contemplar, cada vez mais, as necessidades formativas dos professores e professoras e definindo estratégias que possam fortalecer o papel do articulador como formador de professores na escola. 

Para iniciar essa proposta, sugerimos que você retome o plano de formação elaborado no encontro presencial do ciclo 1 de 2025, realizado no dia 24 de março.  Reveja quais foram os conteúdos definidos como prioritários para este ciclo, as ações e estratégias que foram listadas  para  apoiar que os docentes avancem em relação às práticas pedagógicas com uso de jogos matemáticos.

Agora, para que possamos ampliar o nosso olhar sobre o plano de formação, assegurando maior intencionalidade em suas ações como articulador ou articuladora, propomos que você faça a  leitura do Texto  Mapeamento de Saberes e Plano de Formação -  que compõe o livro Coordenação Pedagógica - identidade, saberes e práticas - localizado nas páginas 97 a 107.

 Após a leitura, em seu caderno caderno pessoal de anotações, faça registros sobre as seguintes problematizações: 

  • Em que medida esse estudo ampliou o seu olhar sobre o plano de formação de professores que vem sendo construído ao longo das formações da Didática da Matemática?
  • Em que aspectos podemos aprimorar o nosso plano?

Não é preciso postar esse registro, leve suas reflexões para o encontro presencial do ciclo 2.