C1 - Saiba Mais
Que tal refletirmos um pouco mais sobre como apoiar as
crianças que já leem, mas ainda apresentam pouca fluência na leitura?
Para aprofundar essa questão, sugerimos a leitura do texto “Como fazer para que os alunos sejam bons leitores?”, de Cinthia Kuperman.
Nesse material, a autora traz reflexões importantes sobre o papel da intencionalidade na leitura. Ela destaca que a fluência não depende apenas da prática, mas também da clareza sobre os propósitos da leitura. Na sala de aula, é fundamental que os e as estudantes compreendam por que leem, o que se espera dessa leitura e quais estratégias podem ajudá-los a avançar.
Além disso, o texto aponta a importância de ler em voz alta para um auditório, seja um conto, um poema ou um trecho informativo, tornando essa leitura significativa e expressiva.
Acreditamos que essa leitura trará boas inspirações, com exemplos de práticas inseridas em projetos ou atividades habituais, sempre com propósitos claros e compartilhados com a turma. Esperamos que o material contribua para fortalecer suas intervenções e apoiar os e as estudantes no desenvolvimento da fluência leitora!