O Diretores e Diretoras,

É sempre um prazer encontrá-los neste espaço, pois aqui temos a oportunidade de estarmos próximos, mesmo com a distância física, para podermos continuar trocando experiências e dando  continuidade aos nossos estudos.

No Ciclo 1, pudemos nos aprofundar um pouco mais sobre a importância de escutarmos as/os nossos/as estudantes com vistas a ampliação de oportunidades de interação com as práticas de linguagem, por meio da implementação de uma Ação Institucional. É claro para todos nós que o olhar cuidadoso da/o gestora/o escolar para as questões pedagógicas impactam diretamente a qualidade do ensino e da aprendizagem das e dos estudantes, certo? Afinal entendemos, como dissemos no presencial e no conteúdo do ciclo 1, que o direito de aprender é inegociável e a/o diretora/or escolar é a/o guardiã/ão dessas aprendizagens.

Neste ciclo 2, além de continuarmos as discussões sobre a importância da implementação da ação institucional, também tivemos a oportunidade de nos aproximarmos dos materiais entregues pelo Programa e utilizados pelas/os estudantes em sala de aula, além de refletirmos sobre os resultados das aprendizagens dos nossos meninos e meninas.

Pensando na melhoria dos resultados de aprendizagem, com vistas a implementação de ação institucional com qualidade, é importante relembrar que a gestão precisa se apoiar em três pilares estruturantes: conhecimento de gestão, constituição de uma equipe colaborativa e articulação das ações com a comunidade - conteúdo que pode ser retomado na página 13 do Livro “Direção Escolar para novos espaços e tempos da escola”.


Ter conhecimento sobre a gestão, significa reconhecer as demandas das muitas dimensões que envolvem o seu fazer, de modo a ter elementos para a realizar a leitura do contexto e construir uma atuação democrática com base na mobilização de diferentes atores dentro e fora da escola, tendo como foco a aprendizagem dos estudantes. Apoiar-se nos 3 pilares pode ajudar você, gestor(a) escolar, a ter mais clareza diante das da implementação da Ação Institucional.

Nossa ideia é darmos continuidade aos estudos que envolvem as dimensões da gestão, especialmente diante das demandas que aparecem, portanto, nosso convite para este momento é nos aprofundarmos um pouco mais no estudo da gestão de materiais, na gestão dos espaços (organização dos ambientes alfabetizadores como práticas de gestão que favorecem a aprendizagem) e na gestão de pessoas, afinal será preciso olhar com cuidado para essas dimensões ao iniciar a implementação da Ação Institucional.

Convido você, gestor(a), a conhecer e se inspirar na história de uma escritora cearense, Maria Toinha, analfabeta funcional, autora de 4 livros e finalista de um prêmio nacional na categoria Educação – Inspiração do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), sobre igualdade racial, reconhecida por transformar memórias e vivências em literatura. Clique aqui para saber mais.


A história de Maria Toinha nos ajuda a pensar muito sobre oportunidades no ambiente escolar, não é mesmo? Na riqueza da oralidade, como pudemos vivenciar na atividade da página 28 do Caderno do Estudante na Oficina de Materiais e na nossa responsabilidade enquanto gestora/or em garantir que as práticas de linguagem que acontecem na escola sejam de fato efetivas para favorecer a melhoria das aprendizagens.

É claro que pensar na relação entre gestão de materiais e gestão de espaços como ambientes alfabetizadores é crucial para a implementação de uma Ação Institucional bem-sucedida, pois ao refletir sobre uma boa gestão de materiais, você, gestora/or pode garantir que seus recursos sejam utilizados de forma eficiente e que o ambiente de aprendizagem seja o mais adequado possível para os estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Também é necessário ter em mente a qualidade dos materiais, assegurando que estes sejam adequados para as necessidades da ação e que cumpram os requisitos técnicos, afinal alguns fatores como a identificação dos materiais necessários para a ação, a aquisição em tempo hábil, o armazenamento adequado e a distribuição para as turmas, salas que serão utilizados podem te ajudar a fazer uma gestão dos materiais eficiente.

Para pensarmos  sobre a relação entre a gestão do espaço escolar e dos materiais e o impacto na aprendizagem dos estudantes. Sugerimos que assistam a um dos vídeos que compõem a série "Escola que alfabetiza", da revista Gestão Escolar.

Neste episódio, Maura Barbosa, consultora pedagógica da revista e coordenadora pedagógica da Roda Educativa, visita a EMEB Professor Geraldo Alves Pinheiro, em Mogi Mirim (SP), e conversa com Tânia Magalhães Andrade (diretora da instituição) e com Adriana Maria Guarnieri (coordenadora pedagógica), sobre como fazer a gestão dos materiais e tornar a sala de aula em um ambiente alfabetizador.

Ao assistirem ao vídeo, reflitam e registrem suas observações e respostas no seu caderno. Os registros do percurso formativo são preciosos para colocar em prática tudo que estamos discutindo.

Como os conhecimentos de gestão ficam evidentes na fala da diretora e coordenadora pedagógica?

 Como a atuação da dupla gestora favorece a aprendizagem dos estudantes?

No vídeo da série “Maura visita” na escola EMEB Professor Geraldo Alves Pinheiro é possível perceber como a Diretora Tânia Magalhães Andrade aborda o uso dos recursos públicos em prol da aprendizagem, destacando os conhecimentos de gestão de recursos e a priorização dos valores para aquisição de materiais, especialmente, jogos e livros. Os conhecimentos sobre essa dimensão da gestão ultrapassam a questão das compras e prestação de contas, uma vez que abarca os cuidados e o uso destes recursos. A coordenadora pedagógica Adriana Maria Guarnieri destaca a importância destes materiais estarem disponíveis em sala de aula. No vídeo chamo a atenção também para a imagem da “Biblioteca da Sala de Aula” que é um recurso fundamental para a melhoria das condições de aprendizagem. É interessante observar a articulação desta dupla gestora na promoção da aprendizagem e na construção de estratégias de gestão que apoiam os professores e as professoras em sala de aula.

A articulação de uma equipe deveria ser algo óbvio no ambiente escolar, mas sabemos que não é tão simples assim, não é mesmo?

Pensar na Gestão de Pessoas é algo complexo e vai muito além de simplesmente gerenciar funcionários. É preciso que todos e cada um dos envolvidos na comunidade escolar tenham clareza das responsabilidades, formação adequada e ambiente colaborativo que asseguram que todos atuem por um ensino de qualidade.

Ao pensarmos na implementação de uma Ação Institucional, é necessário que você, diretora/or, olhe com cuidado para a dimensão de Gestão de Pessoas. Leia a reportagem publicada por Rosi Rico na Revista Nova Escola sobre o valor da equipe escolar.

Nas páginas 45 a 47 do livro: Direção para os novos espaços e tempos da escola, pode te ajudar a pensar sobre a continuidade e regularidade das ações que serão fundamentais para a manutenção da Ação Institucional implementada.

Que tal compartilharmos nossas reflexões com os demais colegas no fórum a seguir?

Leia a afirmação retirada da reportagem da Revista Nova Escola que você acabou de ler e conte-nos quais estratégias você utilizou para garantir o engajamento e o trabalho colaborativo da sua equipe na implementação da Ação. 

Aproveite para conhecer outras alternativas de engajamento utilizadas pelos seus colegas de rede.