Preparei quatro indicações para você continuar seu estudo sobre este tema. Veja só:

 Pesquisa Relação Família-Escola – Estudos de casos de Redes

Elaborada pelo Plano CDE, a pesquisa do Itaú Social traz evidências sobre como o envolvimento das famílias na escola tem impactos positivos na aprendizagem das/os estudantes. A metodologia incluiu um trabalho de campo intenso em seis redes educacionais e coletou boas experiências de redes que promovem a interação e o diálogo entre escolas e familiares/responsáveis.


 



Pesquisa sobre Relação Família Escola

Esta pesquisa mais recente, realizada pelo Itaú Social, Todos pela Educação, Undime e Consed, traz dados objetivos que corroboram e reforçam os aprendizados e achados da pesquisa anterior.




Direção para os novos espaços e tempos da escola: como diretora e diretor podem atuar para uma gestão escolar com equidade

Este livro foi elaborado especialmente para diretoras e diretores a fim de provocar reflexões sobre a necessidade de repensar o ensino e aprendizagem após a pandemia de Covid-19. Está organizado em seis capítulos que trazem conteúdos – teóricos e práticos – essenciais para a gestão escolar, incluindo a gestão democrática, tão comentada durante o nosso curso. PANICO, Roberta.; PEREZ, Tereza. Direção para os novos espaços e tempos da escola: como diretora e diretor podem atuar para uma gestão escolar com equidade. São Paulo: Santillana Educação, 2022.


Contra a monocultura da Educação, a diversidade e a potência das escolas públicas

Neste artigo, Tereza Perez aborda uma perspectiva fundamental da educação integral por meio de um paralelo com a importância da biodiversidade na natureza. Costura, a partir de trechos do livro Arrabalde: Em busca da Amazônia, de João Moreira Salles, reflexões sobre a necessidade de contemplarmos as múltiplas dimensões que compõem o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, e como a escola precisa dialogar com todas elas para garantir o direito de aprendizagem.

PEREZ, Tereza. Contra a monocultura da Educação, a diversidade e a potência das escolas públicas. Centro de Referências em Educação Integral, 2024.