O!

Chegamos, por fim, à última parte do Módulo 4.

Depois de ampliar o estudo, chega o momento em que proponho uma alternativa de transformação, de aplicação prática: a construção de um plano de ação para a realização de uma avaliação institucional.

 Como vimos na seção “Reflexão sobre a prática”, a realização da avaliação institucional INDIQUE proporcionou um ajuste nas ações das escolas. Se antes o discurso de culpabilização das famílias aparecia em função da falta de participação delas, a avaliação institucional explicitou o fato de que as antigas e clássicas formas de interação com a comunidade estavam equivocadas, além de expor a urgência da escuta. Isso oportunizou novas maneiras de convidar e de abrir caminhos para esse diálogo com a comunidade, muito mais coerente com o discurso da gestão democrática.

Por essa razão, nossa proposta de plano de ação tem seu foco na avaliação institucional participativa. Analise o modelo pensando no que faz sentido para sua escola: 

E agora, que tal fazer o seu próprio plano de ação, utilizando este modelo? Você pode baixar a versão editável  aqui:

Deixo mais algumas sugestões de temas para a elaboração de planos de ação, de acordo com as prioridades da sua escola:

Formação docente para melhorar a comunicação sobre as aprendizagens das e dos estudantes;

  Formação docente para o planejamento intencional de reuniões de familiares e responsáveis;

  Ampliação dos espaços de participação da comunidade na escola.

Espero que você tenha aproveitado esse curso tanto quanto eu desfrutei ao pensar em cada módulo e suas seções. Desejo que os conteúdos aqui trabalhados possam apoiar suas ações e ampliar e fortalecer relações e vínculos que impactam positivamente o desenvolvimento e as aprendizagens de bebês,  crianças, adolescentes e jovens. Afinal, sendo um direito delas/es, como educadoras/es temos o dever de zelar por sua garantia, não é mesmo?

Deixo você com uma questão, antes da finalização do Módulo 4.


 

Siga para a seção Finalizando!