Reflexão sobre a prática
Para esta reflexão, vamos utilizar o livro
Diálogo escola-família (Perez, 2019), que traz propostas práticas.
O capítulo 14, “Estratégias para algumas situações cotidianas na escola”, nos apresenta algumas situações comuns que enfrentamos todos os dias nas escolas. Escolhi uma situação que nos apresenta estratégias para gerar atitudes transformadoras. Nossa reflexão se dará a partir de um caso, para que possamos ponderar as possibilidades que temos, como instituição escolar, de promover mudanças pensando nessa mesma ideia – de que a mudança de atitude de uma pessoa, de um gesto diferenciado e simples que pode gerar transformações.
“Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar [...]” - "Valsinha", de Chico Buarque.
Na situação 9, “O que pode acontecer quando a comunidade avalia a escola?” (p. 148-154), há um conflito geral entre as escolas da rede do município de Venda Nova do Imigrante (ES) e seus familiares/responsáveis. Leia o caso, as ações realizadas e os depoimentos da diretora de uma das escolas e dos familiares.
A partir da leitura do caso e das ações propostas, reflita sobre a sua escola ou sobre uma escola que conheça:
- Os/as familiares/responsáveis são convidados a falar sobre suas impressões a respeito da escola?
- Há espaços de participação de familiares/responsáveis? Se sim, quais?
- Como você acha que a escola onde trabalha pode ampliar o diálogo com familiares/responsáveis?
- Você acha que uma avaliação sobre diferentes dimensões da escola feita por estudantes, familiares/responsáveis, como a proposta nos INDIQUEs, pode ajudar nesse diálogo e, principalmente, na construção da coerência entre o discurso da escola e as ações que implementa? Por quê?
Você observou que o material do INDIQUE (Indicadores da Qualidade da Educação), já comentado no módulo anterior, também é citado neste? Reforço a potência do uso desse instrumento para apoiar a construção de espaços de participação e escuta da comunidade escolar. Vou deixar o link de acesso para os cadernos do INDIQUE nos materiais complementares. Vale a pena dar uma olhadinha. Eles estão divididos por etapa escolar a ainda têm cadernos focados nas Relações Raciais na Escola.
Siga para o Raio-X, em que investigaremos o que está por trás dessas questões! Clique e abra o documento