Olá!

Depois de ampliar o estudo, proponho agora uma alternativa de transformação, de aplicação na prática: como ampliar a comunicação das aprendizagens de estudantes para familiares/responsáveis?

Antes, para preparar nossa reflexão, escute a música  "Valsinha",  de Chico Buarque. Recomendamos a versão gravada por Monica Salmaso. 

 Baixe a letra clicando aqui.

Escutou? Repare nos versos e veja que bastou uma pequena atitude diferente dele para que o dia pudesse amanhecer em paz…

Claro que estamos falando de versos, de algo ficcional. Mas, muitas vezes, pequenas modificações na comunicação podem gerar grandes mudanças, principalmente nas relações entre as pessoas. Essas mudanças, no entanto, nem sempre acontecem organicamente. Por isso, trago aqui uma sugestão de proposta formativa para que você analise com a equipe escolar as oportunidades que se apresentam para a ampliação da comunicação sobre as aprendizagens das/os estudantes na sua escola. 

A proposta pode ser mais potente se realizada no coletivo, envolvendo toda a equipe docente, mas também pode ser um trabalho individual.

Clique aqui para baixar a proposta de análise com a equipe escolar.

Antes de finalizarmos o módulo, proponho um exercício sobre o que estudamos aqui.

O quadro abaixo nomeia três momentos do processo de construção do diálogo escola-família (Perez, 2019, p. 208). O momento 1, no qual se constata que existe na escola e na família uma cultura de culpabilização mútua que, como vimos, precisa ser superada. O momento 2, que propõe questões de reflexão, por parte da gestão e de docentes, que representam “o lado” que pode dar o primeiro passo para a mudança dessa situação, diante de uma atuação técnica. E o momento 3, no qual, pela a ampliação dos canais de comunicação, se estabelece um bom clima escolar para construir a parceria de que as/os estudantes tanto precisam para avançar em suas aprendizagens e educação integral.




Siga para o Módulo 4!