Olá!

No módulo 1, conversamos sobre a importância da equidade para assegurar o direito de todas/os à educação. Identificamos de que forma as desigualdades existentes na sociedade brasileira podem impactar as trajetórias escolares e refletimos sobre o compromisso de profissionais da educação nesse contexto. 

No módulo 2, verificaremos a relação entre o acompanhamento das aprendizagens e a busca por equidade. Discutiremos como as ações intencionais para aperfeiçoar o acompanhamento de cada estudante podem favorecer o avanço nas aprendizagens, apesar da diversidade de trajetórias.

Para começar, vamos ler dois comentários de professoras sobre a questão que dá título ao módulo: qual é o papel do acompanhamento das aprendizagens na busca por equidade?

Vamos lá?

 

  Acompanhar as aprendizagens é a forma de obter informações sobre os resultados que estão sendo alcançados por cada estudante na escola. Como professora, preciso saber se cada uma/um está alcançando o que é esperado e, por isso, o acompanhamento é fundamental, pois me ajuda a saber quem está indo bem, quem está com mais dificuldade e em quais componentes curriculares. Se tenho esse conhecimento, sei mais sobre a turma e, desse modo, as minhas avaliações são mais acertadas, correspondendo à realidade de como cada uma/um está se desenvolvendo.” 

Professora Marília

 

 Acompanhar as aprendizagens é uma forma de estar sempre atenta ao processo de aprendizagem que acontece com cada estudante na escola. Criar estratégias para identificar como colaborar com o percurso de cada uma/um é uma parte central do meu trabalho. O acompanhamento me ajuda a tomar decisões sobre quem precisa de mais apoio e de que tipo. Isso me possibilita ainda fazer os ajustes necessários para atuar de maneira mais apropriada e de acordo com necessidades específicas.”  

Professora Aparecida


Vamos analisar esses comentários?

Ao comentar qual é o papel do acompanhamento das aprendizagens na busca por equidade, as professoras apresentam algumas de suas ideias sobre isso.

Antes de seguir, reflita e registre em seu material de apoio. Convido você a refletir mais sobre isso, propondo uma questão:

Em que medida as informações que você tem sobre as aprendizagens de cada estudante são consideradas para planejar a continuidade do seu próprio trabalho?

  Avance para a próxima atividade, clicando sempre no botão "próximo" abaixo.