Olá!

Nas atividades anteriores, começamos a refletir sobre alguns pontos importantes para nosso estudo. Esta seção aprofunda a discussão sobre o tema do módulo 1, que é O que entendemos por equidade?, e sobre os conceitos relacionados a ele. 

Para isso, veja a videoaula que preparei e, em seguida, leia o texto de referência. 

Incentivo você a fazer registros pessoais em seu material de apoio.

Para complementar a videoaula, proponho a leitura do texto de referência Educação integral e relações étnico-raciais por Nilma Gomes. 

Neste texto, somos convidadas/os a refletir sobre como a educação integral e as relações étnico-raciais se entrelaçam na construção de uma educação emancipatória, voltada para a equidade, a diversidade e o combate ao racismo. A autora, Nilma Lino Gomes, ressalta como as escolas brasileiras enfrentam o desafio de superar desigualdades raciais, promovendo práticas pedagógicas que valorizem a cultura afro-brasileira e incluam identidades diversas nos currículos. Essa abordagem deve transformar a educação em um espaço inclusivo, onde todas as dimensões humanas sejam consideradas, permitindo que cada estudante se reconheça como sujeito integral e agente de mudança social.

 Depois do estudo da videoaula e do texto de referência, siga adiante para a seção TransformAção.