Olá!

Nas atividades anteriores, começamos a refletir com base em casos reais que descortinam desafios e possibilidades para a constituição desta tão almejada parceria entre escola e familiares/responsáveis. Esta seção aprofunda a discussão sobre o tema do Módulo 1, que é “Por que investir e fortalecer a parceria escola e família?” e sobre os conceitos relacionados a ele.

Para isso, veja a videoaula que preparei. Nela trago elementos de contextualização que nos levam à relação entre escola e família como frequentemente a vemos hoje. Ou seja, vamos pensar sobre os motivos pelos quais essa relação é tão conturbada e o que podemos fazer para melhorá-la já que, como mencionei antes, escola e familiares/responsáveis querem a mesma coisa: que todas/os bebês, crianças,  adolescentes e jovens desenvolvam-se e aprendam. Para essa conversa destacamos três pontos:

 A diversidade de contextos familiares.

A importância de a escola conhecer e se reconhecer no território onde está inserida – parcerias institucionais, conhecimento das demandas e das realidades das/dos estudantes e de familiares/responsáveis.

Possibilidades de ampliação e melhoria das ações de comunicação da escola para familiares/responsáveis e comunidade.

Para complementar a videoaula, proponho a leitura do texto de referência do livro Diálogo escola-família, parte I: “Escola e famílias, a história de uma relação ” (p. 22-39) que nos conta a história da instituição escolar articulada com a instituição familiar, e como essa relação foi construída ao longo do tempo. Também são abordadas as mudanças e exigências sociais que ajudam a entender quem são as/os bebês, crianças, adolescentes e jovens que frequentam a escola na atualidade e que precisam ser formadas.

Incentivo você a fazer registros pessoais em seu material de apoio os desafios que você identifica no contexto da escola onde trabalha ou das que conhece, e as aprendizagens deste curso, até aqui, que podem apoiar a superação desses desafios.

Depois do estudo da videoaula e do texto de referência, siga adiante para a seção TransformAção.