UM PPP PARA OS CONTEXTOS ATUAIS

Subtitle text here

O curso nos faz refletir onde está a escola nesse momento. A escola não tem um endereço fixo, ela está no endereço de todos os nossos alunos, é lá que ela tem que estar.

Ederson Rodrigues Machado


"Contribuiu muito para refletir sobre o quão importante e necessário se faz ressignificar o Projeto Político-Pedagógico da escola, tirando-o da gaveta e o tornando mais humanizado.

Juliana Urbano Cotrim


Menino estudando com máscaraA revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas já estava prevista a partir da reformulação dos currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular. Mas a necessidade dessa atualização impôs-se com mais força com  o agravamento dos desafios educacionais em função da pandemia da Covid-19. No período sem atividades pedagógicas presenciais, estudantes, familiares e profissionais da educação depararam com uma complexa situação que evidenciou a relevância social da escola e dos educadores e a importância da parceria entre escola-famílias-estudantes.

Com o retorno das atividades presenciais, educadores precisam lidar com a implementação dos novos protocolos de saúde, com a priorização curricular, com o planejamento do ensino híbrido, com a necessidade de ampliação de recursos como as Tecnologias da Informação e Comunicação e ainda com a necessidade de acolher a todos, sem deixar ninguém para trás. Paralelamente, a crise convoca a sociedade a repensar sobre seus valores, suas prioridades e sobre a sustentabilidade. Todo este caldo pode favorecer que as questões da educação, novas e antigas, sejam colocadas na mesa com vistas ao aprimoramento da atuação social da escola, por meio da revisão participativa do PPP.

Gestores escolares têm papel estratégico na condução desta revisão, para que ocorra de forma significativa para a comunidade escolar e permita de fato a atualização de práticas. Estes profissionais, ao assegurar  um espaço participativo em torno do tema de forma estratégica, poderão ampliar o potencial para que essas mudanças sejam traduzidas na garantia dos direitos de aprendizagem de estudantes, afinal uma mudança tão profunda não pode ser realizada apenas pela gestão, é preciso o envolvimento da comunidade escolar como um todo. Considerando a concepção democrático-participativa, o curso trará propostas práticas para que possam conduzir essa revisão dentro de uma perspectiva que favoreça a legitimidade do processo e amplie seus resultados. 

O percurso convidará o gestor escolar uma autorreflexão e também para a construção de um planejamento colaborativo com a sua comunidade escolar para que, juntos, possam aprimorar o PPP da escola, não só como documento formal, mas principalmente como orientador das práticas cotidianas.
Totalmente on-line, o curso é realizado na plataforma CEDAC Virtual (via Moodle) e compreende 3 módulos, com momentos síncronos (4 encontros on-line de 1h30) e assíncronos (com propostas diversificadas de atividades a partir da leitura de textos de referência, vídeos e outros materiais disponibilizados pela coordenação).


A interação entre os gestores é estimulada nos encontros síncronos e nos assíncronos, por meio das ferramentas de interação do Moodle. 

Todo o material será organizado em formato digital e publicado na plataforma Comunidade Educativa CEDAC Virtual (via Moodle).

Módulo 1: Um convite para (re)pensar a escola à luz dos tempos atuais: reflexão sobre o que foi ressignificado a partir da pandemia; sobre o ensino no contexto atual; e um convite para repensar o PPP da escola da contemporaneidade.

Módulo 2: Revisão participativa do Projeto Político Pedagógico: análise do PPP como norteador da mudança de práticas; do papel do(a) gestor(a) com a comunidade escolar; orientações para diagnóstico a partir da escuta da comunidade; e levantamento de caminhos a partir do diagnóstico, considerando a revisão das variáveis da prática educativa.

 Módulo 3 - Consolidando as mudanças que precisamos por meio do documento do PPP: orientação sobre o registro das discussões e decisões no documento do PPP, contemplando a estrutura do documento e as estratégias de socialização.


O curso é totalmente online e  oferecido pela CEDAC Virtual via plataforma Moodle.

É necessário que o participante tenha acesso a um computador ou um dispositivo móvel como celular ou tablet, além de acesso à internet.

O participante poderá fazer download de materiais ao longo do curso, portanto é interessante prever esse armazenamento.

Ao final do curso as participações nos encontros virtuais e nas atividades assíncronas serão contabilizadas e os certificados serão enviados com as horas de participação efetivas. 

Carga horária
30h - 3 meses

Público:
Gestores de escolas (diretores e/ou coordenadores/supervisores pedagógicos).

Novas turmas

Inscreva-se abaixo e receba informações sobre a formação de novas turmas abertas.


Curso oferecido para grupos fechados

Se você é de uma Secretaria de Educação e gostaria de realizar o curso com um grupo fechado, consulte as informações pelo e-mail cedacvirtual@comunidadeeducativa.org.br ou por WhatsApp clicando no ícone abaixo.

Última atualização: segunda-feira, 24 jan. 2022, 17:31