C3 - fórum

Número de respostas: 5

Ao ler o quadro, reflita: por meio da ação institucional e revendo o que lhe cabe, o que você, diretor(a) completaria? Quais foram as contribuições da ação para sua atuação na gestão e para a formação leitora dos estudantes em sua escola?

Cite uma contribuição da gestão, a partir do desenvolvimento da ação institucional, para a formação leitora dos estudantes e aponte um aspecto que precisa incorporar na sua prática. 

Leia a contribuição de seus colegas que podem ampliar essa conversa.


Clique em Responder para fazer a sua postagem

Em resposta à Primeiro post

Re: C3 - fórum

por Maria Lúcia Ribeiro de Mello Chaves -
Como articulador das propostas e ações pedagógicas, o gestor tem um papel essencial na real intencionalidade da ação institucional. É ele que conduz a promoção dos ambientes de aprendizagem e os encaminhamentos das práticas, juntamente com o coordenador pedagógico, para torná-las possíveis e acessíveis de acontecer. Precisa apoiar os professores no acesso e disponibilização de materiais que são fatores determinantes para que a ação institucional aconteça de forma significativa. Precisa fortalecer e mediar as propostas pactuadas em conjunto no Plano de Ação, porém, ainda não efetivadas, buscando reorganizar as etapas ou até mesmo adaptá-las para que sejam possíveis de acontecer dentro do esperado. Deve incentivar a continuidade da formação docente, pois é papel do gestor motivar e impulsionar sua equipe. Como gestor, preciso melhorar a garantia do monitoramento contínuo das ações de leitura, seja nos resultados, comparando de tempos em tempos os impactos nas aprendizagens, seja na continuidade da escuta dos estudantes sobre o que viram e aprenderam nas suas experiências de leitura, escrita e oralidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: C3 - fórum

por Vania Aparecida Santos da Silva -
A gestão escolar pode contribuir a partir do desenvolvimento da ação institucional teatro para a formação leitora dos estudantes e a promoção de um ambiente de aprendizagem mais significativo e engajador, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar textos literários de forma expressiva, interpretativa e colaborativa. Ao envolver os estudantes em encenações, a gestão fortalece o vínculo entre leitura e experiência, estimulando a compreensão, a sensibilidade estética e o gosto pela leitura.
Um aspecto que precisa ser incorporado para a melhoria da prática é garantir a formação continuada dos professores e demais envolvidos na ação teatral, garantindo que todos tenham subsídios teóricos e práticos para integrar leitura e expressão cênica de forma pedagógica e intencional. Isso contribui para que o teatro não se restrinja à performance, mas seja uma ferramenta efetiva de desenvolvimento da competência leitora.
A gestão do tempo é um grande desafio para a execução da ação institucional teatro na escola. Torna-se necessário organizar a rotina escolar de forma estratégica, garantindo que haja momentos específicos e planejados para o desenvolvimento das atividades teatrais, sem prejudicar o andamento do currículo regular. Assim podemos evitar a sobrecarga dos alunos e educadores, o que favorece o engajamento nas atividades teatrais.
Dessa forma a boa gestão do tempo valoriza e legitima o teatro como prática pedagógica, garantindo que ele tenha espaço estruturado e contínuo na rotina escolar, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento leitor e cultural dos estudantes.
Em resposta à Primeiro post

Re: C3 - fórum

por Ana Paula Corrêa -
Por meio da ação institucional e revendo o que me cabe como gestora, eu digo que o papel da gestão escolar vai além da organização administrativa, ele é fundamental na construção de uma cultura leitora na escola. A ação possibilitou uma escuta mais atenta das demandas pedagógicas e fortaleceu a articulação entre os diferentes segmentos escolares em torno de um objetivo comum, promover a leitura como prática cotidiana, significativa e prazerosa. A principal contribuição da ação para minha atuação na gestão foi a compreensão de que promover a leitura não é responsabilidade exclusiva do professor, mas um compromisso coletivo que começa na gestão. A partir disso, passamos a integrar momentos de leitura em outros espaços, como reuniões pedagógicas, eventos escolares e até na comunicação com as famílias.
Em resposta à Primeiro post

Re: C3 - fórum

por Lucia Margarida Justino de Souza -
A escuta da equipe escolar e alunos se faz fundamental instrumento das ações institucionais, uma vez em que cada membro da comunidade escolar passa a se sentir importante integrante participativo das decisões. nós gestores escolares precisamos após a escuta articular junto as CPs as ações a serem tomadas de forma organizada e eficaz, fazendo valer as intenções da proposta.
Na realização da ação institucional Clube da Leitura pude reforçar e perceber o quanto o envolvimento dos pais, alunos, professores e demais membros da equipe favorece o acontecer real das ações planejadas. Como gestora observo que a ação institucional precisa ser ampliada para mais turmas da escola, dando a oportunidade de todos os alunos fazerem parte do Clube da Leitura. Muito mais que um titulo precisam adentrar no mundo da leitura, melhorando as diferentes linguagens como um todo. Ampliar os conhecimentos de modo global através da leitura. Cabe ao gestor escutar, motivar e impulsionar sua equipe.
Em resposta à Lucia Margarida Justino de Souza

Re: C3 - fórum

por Valquíria Aparecida da Silva -
A escuta junto com as ações realizadas com os alunos e comunidade escolar contribuiu para fortalecer a cultura leitora na escola, promovendo momentos coletivos de leitura, a reorganização dos espaços e o envolvimento da comunidade escolar. Como diretora, compreendo que meu papel foi fundamental para garantir as condições necessárias à execução das atividades, mobilizando a equipe pedagógica, professores e demais colaboradores para atuarem de forma integrada.