Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Ir para o conteúdo principal Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Tamanho do texto
Altura da linha
Text spacing
Ajuda
Roda EducativaRoda Educativa
acesse nosso portalcontato

entrar

Mostrar
esqueceu o seu usuário ou senha?
Criar uma conta
    acesse nosso portalcontato
    • Whatsapp
    Página principal do curso
    Formadores Locais – Itaguaí 2025
    Formadores Locais – Itaguaí 2025
    Categoria:Ambientes - Rio de Janeiro 2025
    Activities/resources:7/4
    Língua Portuguesa
    • FórumAvisos da formadora
    • PastaBiblioteca
    • EnqueteEnquete: Formação com plataformas digitais
    • H5PPágina Principal
    Gestão
    • FórumAvisos da formadora
    • PastaBiblioteca
    • EnqueteEnquete: Formação com plataformas digitais

    • PastaC1 - Materiais de Referência
    • TarefaC1 - Atividade Prática
    • PáginaC1- Saiba Mais
    • H5PPágina Principal

    Formadores Locais – Itaguaí 2025

    1. Página inicial
    2. Ações formativas
    3. Formadores Locais – Itaguaí 25
    4. Gestão
    5. C1 - Atividade Prática

    C1 - Atividade Prática

    Condições de conclusão
    Fazer um envio
    Olá,  Técnicas Formadoras de Itaguaí!

    O Trabalho de Campo é uma estratégia que faz parte do nosso percurso formativo. Ele é uma ação que envolve o cotidiano da escola e dos profissionais da educação nas diferentes esferas da gestão (educacional, escolar, de sala de aula). Essa prática possui foco na construção de um processo de gestão estratégica, baseada em evidências, como foco formativo tendo em vista o contínuo desenvolvimento profissional de todos os atores envolvidos na garantia do direito de aprender.

    Assim, o Trabalho de Campo também pode constituir-se como uma estratégia de olhar para o espaço distante do julgamento ou do aspecto fiscalizatório. É uma forma de realizar na busca de soluções para as questões cotidianas, potencializando a observação e o diagnóstico de maneira mais assertiva às necessidades de cada unidade escolar.

    No Ciclo 1 de 2025 realizamos o Trabalho de Campo na EM Santa Rosa, com foco nas práticas de linguagem. O objetivo foi observar as marcas dessas práticas de linguagem presentes nos diferentes ambientes escolares, bem como as marcas da gestão, ou seja, o que diferencia esta escola de outras escolas da rede e também de outras redes.

    O trabalho gerou muitas discussões produtivas e também a definição de prioridades para a intervenção do espaço escolar no sentido de evidenciar o trabalho desenvolvido na escola. A partir daí, um plano de ação foi traçado.

    A atividade prática para este ciclo é que, vocês técnicas formadoras realizem um Trabalho de Campo em outra unidade escolar da rede de Itaguaí, nos mesmos moldes que foi realizado na EM Santa Rosa.

    Ressaltamos a importância do planejamento antecipado deste trabalho, tanto no que se refere a escolha da escola onde será realizado, quanto ao agendamento prévio com a/o diretora/o e o alinhamento em relação a presença da/o diretora/or e técnico da secretaria durante sua realização.

    Na seção dos materiais de referência vocês encontrarão o roteiro e a pauta que podem auxiliá-las na realização da ação em outra unidade escolar.

    Após a realização do trabalho envie o relatório reflexivo da visita. Clique aqui para baixá-lo.

    Para postar seu registro, role a página para baixo e clique no botão roxo "Adicionar envio". 

    ícone dúvidasEm caso de dúvidas sobre como postar o seu registro, veja um tutorial clicando aqui. 
    Se precisar compactar o seu arquivo, siga as instruções aqui.

    AnteriorC1 - Materiais de Referência
    PróximoC1- Saiba Mais
    assine nossa newsletter
    política de proteção de pessoas em vulnerabilidade
    © 2025 roda educativa. todos os direitos reservados.

    desenvolvido por Madri Produções Multimídia

    • Whatsapp
    Scroll to Top

    entrar

    Mostrar
    esqueceu o seu usuário ou senha?
    Criar uma conta