Convido você a
ingressar neste estudo, lembrando que:
Esse é um curso autoformativo, o que significa
que você poderá estudar de maneira autônoma, no tempo que desejar, seguindo as orientações que encontrará aqui. O curso ficará disponível por 60 dias após a
matrícula, portanto planeje-se para realizá-lo nesse período.
Os conteúdos podem ser mais bem visualizadosem computadores tipo desktop ou
notebook. Caso precise usar tablet ou
celular, indica-se a visualização horizontal.
Ao longo do curso serão propostos momentos para reflexão e registro,
visando apoiá-la/o em seu processo de aprendizagem. Para melhor aproveitamento,
recomenda-se que invista no registro pessoal. Adiante você poderá fazer download de um material de apoio para
isso.
A área paracertificação do curso aparecerá ao final. A certificação está condicionada a
responder a um questionário sobre pontos essenciais do programa, cuja carga
horária é de 20 horas.
Agora, veja a mensagem inicial de Larissa Aliberti, formadora e coordenadora pedagógica da Roda Educativa e autora deste curso.
Conheça mais sobre Larissa Aliberti, que acompanhará você ao longo do curso, e também sobre Alessandra Tavares, revisora técnica do material.
Autora
Larissa Aliberti
Pedagoga formada pela USP com especialização em sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e em ciências sociais com menção a Currículo e Práticas Escolares em Contexto pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Possui ampla trajetória como professora da educação básica. Atualmente, dedica-se à formação continuada de profissionais da educação.
Revisora Técnica
Alessandra Tavares Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda e mestre em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em gestão de projetos culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP (CELACC-USP), com formação na área de gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou na rede pública por 11 anos, tem experiência na área de justiça restaurativa e em gestão de projetos sociais. Atua em gestão escolar e educacional.
Informações sobre o curso
No material de apoio, você encontrará a ficha técnica completa do curso.
Objetivos formativos do curso
Articular as ações desenvolvidas pela gestão escolar e equipe docente para o acompanhamento das aprendizagens com foco na equidade.
Identificar a necessidade de conceber e utilizar instrumentos de trabalho que favoreçam o conhecimento sobre as/os estudantes.
Promover a reflexão sobre a prática profissional buscando aprimoramento para atender às demandas específicas e diversificadas das/os estudantes.
Expectativas de aprendizagem da/os cursistas
Que a/o participante desenvolva/amplie conhecimentos sobre:
o impacto das desigualdades da sociedade brasileira nas trajetórias escolares;
o acompanhamento das aprendizagens com foco na equidade como compromisso profissional da gestão escolar e de docentes;
a diversidade das/os estudantes ampliando a compreensão sobre cada indivíduo e suas singularidades no processo de aprendizagem;
a pauta de acompanhamento das aprendizagens como ferramenta de trabalho;
as atividades diversificadas visando adequar propostas e encaminhamentos para o ensino de cada estudante.
Módulos:
Módulo 1: O que entendemos por equidade?
Módulo 2: Qual é o papel do acompanhamento das aprendizagens na busca por equidade?
Módulo 3: De que forma utilizar pautas de acompanhamento das aprendizagens?
Módulo 4: Por que e como planejar atividades diversificadas?
Roda Educativa é uma organização social que atua na formação de profissionais de educação e que até 2023 se chamava Comunidade Educativa CEDAC. O mesmo grupo de educadoras/es segue trabalhando em constante movimento, transformação e renovação, buscando aprender sempre e ensinar melhor.
Somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que cria e implementa estratégias para promover a melhoria de práticas educativas das redes públicas no Brasil para que possam garantir o direito de todas/os bebês, crianças, adolescentes e jovens a aprender e se desenvolver integralmente.
Ao longo de seus mais de 26 anos de existência, a organização já atuou em mais de mil municípios, em todos os estados brasileiros.
As ações formativas da Roda Educativa frequentemente são iniciadas pelo Momento Cultural, em que as/os participantes podem fruir da arte como um direito humano.